Informativo
-
» Notícias
Pré-disposição ao câncer
É sabido que entre 10% e 15% dos casos de câncer têm alguma relação com a genética e a hereditariedade. Neste contexto, a oncogenética chegou para trazer novas abordagens e opções de tratamento e prevenção do câncer. Oncologista clínica especialista em oncogenética, Dra.
-
»
Radioterapia IMRT
Esta é a sigla para a Radioterapia de Intensidade Modulada, uma tecnologia mais recente que tem como diferencial a definição exata do volume-alvo a ser tratado para preservar os tecidos saudáveis que estão ao redor. Quem explica melhor é o Dr. Miguel Gabriel Neto, radioterapeuta.
-
» Notícias
Imunidade e câncer
É comum ouvirmos ou lermos as palavras “imunossupressão", pessoas "imunossuprimidas", “imunodeprimidas” ou ainda “imunocomprometidas” quando se fala em tratamento de câncer. Isso significa que os mecanismos normais de defesa contra infecções estão comprometidos e, portanto, a pessoa é parcialmente ou totalmente incapaz de se defender. “É um dos efeitos mais temidos de muitas drogas utilizadas no tratamento do câncer.
-
» Notícias
Terapia-alvo, medicina de precisão no combate ao câncer
O avanço nas pesquisas dentro da oncologia, principalmente no que diz respeito ao mapeamento genético das células tumorais, aumentou o leque de terapias que podem ser usadas para tratar ou controlar a doença. Dentre elas está a terapia-alvo, que personalizou ainda mais o protocolo para cada paciente, avaliando diversos itens como saúde do paciente, tipo de tumor, estadiamento da doença e presença de marcadores específicos com mutações conhecidas que são atingidas pela terapia-alvo. Dra.
-
» Notícias
Câncer de rim
Existem vários tipos de câncer de rim, sendo o carcinoma de células renais o tipo mais comum, somando cerca de 90% dos casos. É um câncer de menor incidência, em torno de 3% do total de casos, o que não significa que devemos ignorá-lo. Oncologista clínico, Dr.
-
» Notícias
Neuropatia periférica e quimioterapia
Dormência, formigamento, perda de força e até mesmo dores nas extremidades (mãos e pés) estão entre os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia. Estes sintomas são decorrentes da neuropatia periférica, neste caso, induzida pela quimioterapia. “É um efeito colateral relativamente comum, o que não significa que todo paciente que faz quimioterapia terá.
-
» Notícias
Estadiamento do câncer: você sabe o que isso significa?
Quando há um diagnóstico de câncer, é uma prática da oncologia classificar o grau de estadiamento da doença. O cirurgião oncológico Dr. Rafael Onuki Sato explica que o oncologista verifica a evolução do câncer para fazer essa avaliação.
-
» Notícias
Quimioterapia adjuvante e neoadjuvante, entenda a diferença
A quimioterapia é um tratamento bem conhecido na oncologia. Com o uso de fármacos específicos (há várias drogas disponíveis), a terapia visa combater as células doentes. Em resumo, a quimioterapia pode combater totalmente um câncer, reduzir o tamanho de um tumor ou controlar a doença.
-
» Notícias
CÂNCER, falar sobre ele é fundamental
Desinformação, medo, mitos. Quando se fala em câncer, há pessoas que sequer querem tocar no assunto, como se fosse uma palavra que não pode ser nominada. Há até quem chame de “aquela doença”.
-
» Notícias
A importância do Papanicolau
Exame conhecido pelas mulheres, o Papanicolau pode diagnosticar câncer no colo do útero. A recomendação é que ele seja feito anualmente, em geral solicitado pelo médico ginecologista. Quando há alguma alteração no Papanicolau, outros exames podem ser solicitados, como a biópsia, para um diagnóstico mais preciso.