Informativo
-
» Noticias
Nem todo cancer em paciente jovem tem fator hereditario
O simples fato do câncer aparecer antes dos 40 anos não significa que é um câncer com fator hereditário. Entretanto, a idade é um dos fatores que levamos em consideração na hora de indicar um teste genético. Famílias com mais de caso de câncer, em especial em pacientes mais jovens, têm indicação de investigar se há alguma mutação genética que pode favorecer o aparecimento de um câncer.
-
» Noticias
Como surgiu a quimioterapia
Um dos tratamentos mais utilizados até hoje no tratamento do câncer, a quimioterapia surgiu durante a Segunda Guerra Mundial por conta de uma arma química, o gás mostarda. Na ocasião, foi percebido que as pessoas que trabalhavam em pesquisas com este gás tiveram alterações nos glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Esta reação levou a estudos sobre o câncer, em especial leucemias e linfomas que têm como característica o aumento dos glóbulos brancos (leucócitos) e queda dos vermelhos (hemácias).
-
» Noticias
Hormonioterapia como redutora de risco de cancer
Existem algumas formas de atuar para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em mulheres que têm um risco aumentado de ter a doença por fatores genéticos (mutação genética). Uma das mais faladas é a cirurgia para a retirada total da mama, que de fato é uma ação eficaz. Mas há outras que também podem ser adotadas, como a hormonioterapia.
-
» Noticias
Qual quimioterapia devo fazer?
Existem diferentes protocolos para a quimioterapia que são adotados conforme o tipo do tumor, estadiamento da doença e até resposta do paciente ao tratamento. As sessões podem ser diárias, semanais, em intervalos de 21 ou 28 dias, para citar alguns exemplos. Ela pode ser também feita por via oral ou intravenosa.
-
»
Gravidez e cancer de mama
. . .
-
» Noticias
Reposi??o hormonal em pacientes com tumores ginecol?gicos
Cerca de 40% das mulheres recebem o diagnóstico de tumores ginecológicos ainda jovens, na fase pré ou perimenopausa. Os tratamentos oncológicos realizados para tratar a doença podem levar a uma menopausa induzida com sintomas mais severos, levando a perda da qualidade de vida. Para estas pacientes, pode haver indicação da reposição hormonal, minimizando os possíveis efeitos da menopausa.
-
»
Cateter totalmente implantando - port-a-cath - na quimioterapia
. . .
-
» Noticias
Tirei a tireoide, e agora?
O tratamento do câncer da tireoide é cirúrgico e, na maioria dos casos, é preciso fazer a remoção total da glândula. Nestes casos, o paciente deixa de produzir o hormônio da tireoide. Cirurgiã oncológica, Dra.
-
» Noticias
Hormonioterapia como redutora de risco para câncer de mama
Pacientes com alto risco para o câncer de mama, que têm histórico familiar ou presença de mutação genética que aumente as chances de desenvolver a doença podem atuar para reduzir este risco. Um dos tratamentos possíveis, indicado após avaliação detalhada, é a hormonioterapia, principalmente nos casos em que não é possível fazer a retirada das mamas (cirurgia redutora de risco). Para quem não conhece, a hormonioterapia usa de medicações para bloquear a ação do estrogênio, hormônio que muitas vezes tem papel fundamental no aparecimento do tumor na mama.
-
»
Protese de mama e linfoma
. . .