Informativo
Radioterapia IMRT
Esta é a sigla para a Radioterapia de Intensidade Modulada, uma tecnologia mais recente que tem como diferencial a definição exata do volume-alvo a ser tratado para preservar os tecidos saudáveis que estão ao redor. Quem explica melhor é o Dr. Miguel Gabriel Neto, radioterapeuta.
“Com esta tecnologia, a radiação vai no foco do tumor, atingindo as células doentes com maior preservação das que estão saudáveis. Ao saber exatamente o volume a ser tratado, conseguimos escalonar a dose final de radiação com mais precisão. Ou seja, podemos administrar uma alta dose de radiação em uma determinada região, onde estão as células tumorais, preservando as estruturas saudáveis ao redor”, descreve o especialista.
A modalidade e? uma evolução da radioterapia 3D. “Ambas tem como foco a definição do alvo a ser tratado, mas o planejamento da IMRT é mais complexo. O radioterapeuta define as especificações tanto para o órgão alvo como para as estruturas que se pretende proteger, determinando as restrições e permissões de tolerância de acordo com a importância necessária ao órgão avaliado”, completa.
De acordo com ele, essa técnica traz soluções mais específicas para todos os tipos de tumores, melhorando a eficácia do tratamento e reduzindo os efeitos colaterais.