Informativo

Feridas na boca, quando se preocupar?

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Feridas na boca, quando se preocupar?

O câncer acontece pela reprodução descontrolada e desordenada de células que levam à formação do tumor. Isso pode acontecer em todo o corpo. Hoje vamos nos concentrar na língua. Você sabe quais são os sinais de alerta?

Cirurgiã oncológica, Dra. Alessandra Spironelli aponta que é muito importante fazer a avaliação da nossa mucosa e língua com frequência para identificar possíveis feridas e marcas que podem indicar a presença da doença. “Por vezes pode-se confundir lesões benignas com lesões malignas. A grande diferença é que no caso da lesão maligna ela não cicatriza, é como uma afta ou ferida na língua que nunca sara. Esta merece atenção e até consulta com um profissional especializado, como oncologista ou dentista que atenda a especialidade oncológica”, descreve. Ela acrescenta que manchas na língua, dor na região da mandíbula e até dificuldade para engolir também podem ser um indicativo da doença.

“A maior dificuldade no tratamento do câncer de língua é que em geral o diagnóstico é feito de forma tardia, com a doença já avançada. É muito importante que as pessoas estejam atentas aos sinais do câncer bucal e também que os dentistas façam avaliações em seus pacientes independente de queixas. Fazer a anamnese em tratamentos odontológicos rotineiros pode ser um diferencial na vida do pacientes com um diagnóstico precoce”, orienta.

O tratamento para o câncer de língua é cirúrgico feito por um cirurgião especialista em cabeça e pescoço. “Na cirurgia fazemos a retirada da área afetada pelo tumor, incluindo a remoção dos linfonodos do pescoço se preciso. Em alguns casos, além do tratamento cirúrgico é preciso fazer a radioterapia para complementar o tratamento”, conclui.

Galeria de imagens: