Informativo
-
» Noticias
Metástases, o que isso significa?
Termo frequente na oncologia, a metástase costuma causar confusão na cabeça dos pacientes. De forma resumida, metástase é quando as células cancerosas migram de um “lugar para o outro” no organismo, ou seja, quando a pessoa tem um câncer original (independente de onde) e são encontrados outros pontos do organismo com lesões neoplásicas. Não se trata de um novo câncer, mas, sim, da mesma doença que atingiu outra região.
-
» Noticias
Radioterapia e câncer de mama
A grande maioria das pacientes submetidas ao tratamento oncológico devido ao câncer de mama necessita de radioterapia. “Em geral, ela é complementar ao tratamento cirúrgico e tem por objetivo eliminar algum foco remanescente microscópico de doença após a cirurgia. Com isso, minimizamos os riscos da doença recidivar (voltar), ou até mesmo proporcionar maior sobrevida às pacientes tratadas com radiação ionizante”, diz o radio-oncologista Dr.
-
» Noticias
O câncer de pâncreas
Sempre que uma pessoa famosa é diagnosticada com câncer, o tema em torno do assunto se eleva. Dias atrás, o jornalista Marcelo Resende revelou que está com câncer no pâncreas e logo este tema entrou em evidência. Afinal, quais são os sintomas e prognósticos do câncer de pâncreas? De difícil diagnóstico precoce, este câncer não está entre os mais comuns.
-
» Artigos
Cuidados Paliativos: falando sobre dor
Cuidados Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para pacientes que tenham uma doença fora de possibilidades de cura (ameaçadora à vida) visando uma melhor qualidade de vida para ele e seus familiares através da prevenção e do alívio do sofrimento imposto pela doença. O tratamento da dor é uma importante parte dos cuidados paliativos, pois é um sintoma que gera grande sofrimento para os pacientes, causando irritabilidade, perda de apetite, perdas importantes de funcionalidade e bem estar. Algumas coisas que são importantes quando falamos da dor: - nem todo paciente com doença incurável irá ter dor.
-
» Noticias
Aprimoramento constante
Os profissionais do Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina estão em constante busca pelo conhecimento. Na noite desde dia 10 de maio, em dois momentos distintos, eles buscaram novas informações para bem tratar os pacientes. Os cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, patologistas, radioterapeutas e radiologistas da clínica tiveram nova reunião clínica (feita mensalmente).
-
» Noticias
Atividade fÃsica traz benefÃcios a pacientes com câncer
Estar em tratamento de câncer tem suas peculiaridades. Há pacientes que relatam fadiga, enjoo e falta de vontade para fazer as atividades cotidianas. Ficar sedentário neste período acaba sendo comum, mas saiba que esta prática é ruim.
-
» Depoimento
Se algo não está bem, busque o diagnóstico!
Em 2015, o analista de sistemas Valdeci Alves dos Santos estava com fortes dores nos músculos do glúteo. Ele foi a dois ortopedistas e teve diagnósticos diferentes de cada um deles, sem resolver a questão. “Não fiquei satisfeito com isso, pesquisei quais outras causas poderiam causar tal dor e no Google encontrei que poderia ser uma inflamação no intestino”, recorda.
-
» Noticias
Números da vacinação contra o HPV revelam situação alarmante na América Latina
Acaba de ser publicado o estudo “An alert to Latin America: Current HPV vaccination trends highlight key barriers to successful implementation" (“Um alerta para a América Latina: as atuais tendências de vacinação contra o HPV destacam os principais obstáculos à implementação bem-sucedida”) na revista Cancer. A publicação pertence à American Cancer Society e é indexada ao ISI Journal Citation Reports. Os autores do artigo são os membros da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) Angelica Nogueira-Rodrigues, Eduardo Paulino, Cinthya Sternberg e Markus A.
-
» Noticias
Câncer de mama e a sexualidade
Qualquer tipo de câncer costuma ser traumático para as pessoas e acarreta em consequências físicas e emocionais que precisam ser acompanhadas de perto pelo médico e por profissionais da saúde capacitados para trabalhar o lado mental e emocional do paciente. Segundo a psicóloga Maria Laura Monteiro, um dos aspectos que precisam ser cuidados é a sexualidade. “Existem aspectos relevantes que devem ser conhecidos para tornar possível a compreensão da vida sexual de pacientes que sofrem de qualquer tipo de câncer.
-
» Noticias
Quimioterapia e seus efeitos colaterais
Só de ouvir a palavra quimioterapia, já vem a imagem dos efeitos colaterais deste tratamento que, em muitos casos, é fundamental para combater o câncer. De fato, muitos pacientes sentem o efeito da quimioterapia, que pode ser curativa, adjuvante ou paliativa. Cada paciente tem uma indicação, feita pelo oncologista clínico.