Informativo
-
» Noticias
Você sabe o que significa cuidados paliativos?
Esta é uma área de atuação da medicina que tem como foco o atendimento a pacientes com doenças crônicas e graves com o objetivo de dar qualidade de vida e suporte físico e emocional tanto para o paciente como para a família durante o processo de adoecimento. O atendimento dos Cuidados Paliativos, feito na clínica pelos médicos Dr. Marcos Lapa e Dra.
-
» Noticias
Radioterapia trata câncer com precisão e segurança
Muito conhecida no tratamento do câncer, a radioterapia é um tratamento feito por meio de radiação ionizante que pode atuar tanto em doenças malignas como em benignas. Radio-oncologista, Dr. Renan Capitani Casagrande explica que, no caso do câncer, a radioterapia tem por objetivo eliminar as células tumorais, permitindo que as células sadias se recuperem.
-
» Noticias
Câncer de mama, diagnóstico precoce faz diferença no prognóstico da doença
Todos os anos, cerca de 50 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. O número é alto, aliás, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. “Na primeira consulta, é possível observar uma grande ansiedade das pacientes que receberam este diagnóstico e o questionamento mais frequente é: por que aconteceu tudo isso?”, diz Dra.
-
» Noticias
Estudos trazem novas abordagens para o tratamento de câncer geniturinário
Oncologista clínico, Dr. Bruno Pozzi esteve recentemente em Orlando, nos Estados Unidos, onde participou do Genitourinary Cancers Symposium, congresso em que são discutidas as informações mais recentes sobre os tumores de rim, bexiga, próstata, pênis e testículo reunindo especialistas de todo o mundo. De volta ao atendimento no Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina, ele conta os avanços e estudos recentes que estão sendo conduzidos nos mais diversos países.
-
» Noticias
Mucosite pode ser evitada
Uma das principais queixas de pacientes oncológicos é a mucosite, intercorrência que pode ser prevenida por meio da odonto-oncologia. O trabalho do dentista com essa capacitação se dá com o uso da laserterapia e outros cuidados tópicos e sistêmicos para os pacientes que têm risco de desenvolver as mucosites, que são como aftas gigantes que acometem a boca, a garganta e podem até atingir outras mucosas do organismo, como a do estômago e intestino. É um dos piores efeitos colaterais decorrentes do tratamento oncológico em diversos tipos de câncer, acometendo em média 40% dos pacientes em quimioterapia e quase 100% dos pacientes em radioterapia de cabeça e pescoço.
-
» Noticias
Fatores de risco para o câncer
O câncer é uma doença multifatorial, mas alguns hábitos são reconhecidamente nocivos e devem ser evitados pois elevam as chances de desenvolver a doença. Antes de tudo, procure levar a vida com alegria, alto-astral e leveza. Estresse não combina com saúde! Somado a isso, preste atenção a essas dicas.
-
» Noticias
Vacina contra HPV também para meninos
Este ano, o Ministério da Saúde incluiu meninos de 12 e 13 anos na vacinação contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero, vagina, pênis, ânus e garganta. As doses já estão disponíveis nos postos de vacinação. A cada ano, essa faixa etária será ampliada, atingindo, em 2020, os garotos entre 9 e 13 anos.
-
» Depoimento
Não era só uma pinta!
Sempre atuando com agricultura, Adilso Antonio Pomagerski descobriu um melanoma há pouco mais de um ano. “Sou mecânico de concessionária e 90% da minha atividade é na agricultura. Apareceu uma pinta nas minhas costas e achei que era só uma pinta.
-
» Noticias
Melhore sua qualidade de vida com os cuidados paliativos
Doenças crônicas e graves como o câncer podem trazer intercorrências e desconforto durante o tratamento. Os cuidados paliativos têm como foco cuidar do paciente como um todo, buscando o alívio dos sintomas ou até mesmo prevenindo o surgimento deles. “Nosso intuito com os cuidados paliativos é buscar alívio dos sintomas decorrentes da doença ou de tratamentos mais agressivos, como a quimioterapia.
-
» Noticias
Oncogenética pode evitar casos de câncer
O câncer é uma doença multifatorial, mas em alguns casos é possível atuar de forma preventiva, evitando que a doença apareça. É o caso da hereditariedade. Quando há casos de câncer na família, em especial em pessoas mais jovens ou em vários parentes de primeiro grau, é possível realizar exames específicos para identificar se há alguma mutação genética que está causando a doença.