Informativo
Atividade fÃsica traz benefÃcios a pacientes com câncer

Estar em tratamento de câncer tem suas peculiaridades. Há pacientes que relatam fadiga, enjoo e falta de vontade para fazer as atividades cotidianas. Ficar sedentário neste período acaba sendo comum, mas saiba que esta prática é ruim. Atividades físicas são uma ótima forma de elevar o astral, trazer bem-estar e ainda dar um auxílio para que o corpo fique com mais saúde. “Os pacientes muitas vezes não têm motivação para se exercitar, cabe a nós, médicos, lembrá-los da importância de praticar exercícios, de se manter ativo dentro do que cada quadro permite”, diz Dr. Bruno Pozzi, oncologista clínico.
O relato de Dr. Bruno vem ao encontro de um estudo apresentado no Cancer Survivorship Symposium desde ano, promovido pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Dados da pesquisa mostraram que 75% dos pacientes de câncer em tratamento acabam por diminuir a prática de atividades físicas após receberem o diagnóstico da doença. Dentre os motivos apresentados estão fadiga (78%), dor (71%), dificuldade de motivação (68%) e de disciplina (65%). “Se olharmos o outro lado, o dos pacientes que praticam exercícios, veremos o quanto este hábito é relevante na promoção da saúde e do bem-estar, além de melhorar o sistema imunológico”, cita o especialista.
Em outro simpósio ocorrido nos Estados Unido este ano os benefícios da atividade física foram elencados em pesquisa. Os dados foram divulgados no 2017 Gastrointestinal Cancers Symposium e a pesquisa comparou pacientes com câncer colorretal metastático ativos com pacientes que não praticam atividade física. Houve uma redução de 19% na mortalidade e 16% na progressão do câncer. “Se manter ativo só traz benefícios, ajuda na manutenção do peso, mantém a depressão distante, reduz quadros inflamatórios. É muito importante que os pacientes se sintam motivados e de fato pratiquem exercícios”, completa Dr. Bruno.