Informativo
-
» Noticias
Setembro Verde: prevenção do câncer de intestino
O câncer de intestino – ou câncer colorretal – está entre as neoplasias que podem ser prevenidas. A doença é séria e atingiu cerca de 34 mil pessoas no Brasil no ano de 2016 (dados do INCA). Para alertar sobre os fatores de risco desta doença, há o Setembro Verde, iniciativa da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
-
» Depoimento
Realização no último dia de quimioterapia
No dia 29 de agosto, a auxiliar administrativa Damaris Cabral Facco de Almeida passou pela última sessão de quimioterapia, parte do tratamento do câncer de mama que ela descobriu em março deste ano aos 28 anos de idade. A sensação agradável de estar terminado um ciclo importante como este era visível aos olhos de quem estava na Clínica de Oncologia e Radioterapia de Londrina, o sorriso brotava no rosto de Damaris ao ver as últimas gotas do medicamento caírem até a veia. “Sinto felicidade, sinto realização”, disse ainda durante a sessão.
-
» Noticias
A importância do PET/CT na oncologia
Antes de iniciar o tratamento do câncer, e mesmo durante ele, é comum que o paciente com a doença faça o exame chamado PET/CT. Ele une a tecnologia da tomografia computadorizada com a medicina nuclear para visualizar a área onde está o tumor, podendo mostrar a sua localização com mais exatidão e também as características dele. O resultado orienta a melhor conduta a partir dali, ou seja, auxilia no planejamento do tratamento.
-
» Depoimento
Autoexame ajudou Marinete a descobrir câncer precocemente
Um hábito extremamente positivo foi um diferencial na vida de Marinete de Lourdes Barbosa: o autoexame das mamas. “Faço todo mês, conheço minha mama e por isso percebi quando algo diferente estava nela. A gente sempre procura para não achar nada, mas o dia que acha, sabe que é diferente.
-
» Noticias
Touca evita queda de cabelo na quimioterapia        Â
Realidade em grandes centros como São Paulo, a touca hipotérmica agora pode ser utilizada também por pacientes em tratamento de câncer em Londrina para reduzir a queda de cabelo naqueles que precisam passar por sessões de quimioterapia. Deixada em um freezer de baixíssima temperatura antes de ser colocada na cabeça do paciente, ela minimiza a perda dos fios ao provocar a vasoconstrição dos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo, fazendo com que a concentração de quimioterápicos seja reduzida naquela região. O recurso está disponível no Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina.
-
» Depoimento
Waldir dissemina confiança e alto-astral a quem precisa
Um melanoma que tinha sofrido metástase e já atingia o pulmão foi o diagnóstico que Waldir Medeiros, de 82 anos, recebeu em 2015. A descoberta da doença veio em uma consulta de rotina com o cardiologista. “Tenho dois stents e por isso faço acompanhamento anual.
-
» Noticias
Câncer de próstata atinge mais de 60 mil homens por ano
Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (perdendo apenas para o câncer de pele), o câncer de próstata atingiu cerca de 61 mil brasileiros no ano passado. Grave, principalmente quando diagnosticado tardiamente, ele é considerado hoje a segunda causa de morte por câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Oncologista clínica, Dra.
-
» Noticias
Nutrição e câncer
Uso inteligente dos alimentos auxilia na recuperação do organismo, minimiza efeitos colaterais e melhora a qualidade de vida do paciente oncológico Perda de peso, náusea, carência de nutrientes, queda na imunidade. Estas são algumas condições que podem aparecer no paciente que está em tratamento do câncer. A alimentação correta é essencial durante o tratamento e pode contribuir de forma ativa para a melhora do quadro geral do paciente e também minimizar efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.
-
» Noticias
Imunoterapia, tratamento promissor contra o câncer
Muitas são as ferramentas disponíveis para o tratamento do câncer, como a cirurgia para retirada do tumor, uso de diferentes drogas de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Uma nova classe de medicamentos está sendo considerada um grande avanço nesta batalha, trata-se da imunoterapia, eleita a mais promissora em 2016 pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês). A atuação deste tratamento é diferente dos outros.
-
» Noticias
Quimioterapia neoadjuvante e adjuvante, entenda as diferenças
A grande maioria dos tratamentos de câncer inclui sessões de quimioterapia. Muitos são os quimioterápicos que podem ser utilizados com o objetivo de atacar as células neoplásicas, ou seja, as células malignas. É comum o paciente ouvir no tratamento que a quimioterapia é adjuvante ou que ela é neoadjuvante, o que pode causar alguma confusão.