Informativo

Cuidados Paliativos: falando sobre dor

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Cuidados Paliativos: falando sobre dor

Cuidados Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para pacientes que tenham uma doença fora de possibilidades de cura (ameaçadora à vida) visando uma melhor qualidade de vida para ele e seus familiares através da prevenção e do alívio do sofrimento imposto pela doença.

O tratamento da dor é uma importante parte dos cuidados paliativos, pois é um sintoma que gera grande sofrimento para os pacientes, causando irritabilidade, perda de apetite, perdas importantes de funcionalidade e bem estar.

Algumas coisas que são importantes quando falamos da dor:

            - nem todo paciente com doença incurável irá ter dor.

            - as pessoas sentem dor de forma diferente, a vivência da dor é única e individual.

            - a maioria das dores pode ser aliviada.

            - a dor não é constante, ela varia durante o dia e conforme as nossas atividades.

            - a dor pode variar com nosso humor, com nossas emoções e nossas vivências.

O paciente não deve lidar sozinho com sua dor, por isso é importante conversar honestamente com seu médico, passando informações verdadeiras sobre sua dor, para que possa ser abordada de forma eficaz.

Na consulta é importante relatar a seu médico:

            - onde é sua dor;

            - qual intensidade dessa dor (leve, moderada ou intensa);

            - como é essa dor (agulhada, aperto, fisgada, em choque...);

            - quando a dor aparece;

            - o que faz com que sua dor melhore ou piore;

            - se estiver usando medicamentos, o quanto ele alivia sua dor.

Com essas informações seu médico irá escolher o melhor tratamento para cada paciente, lembrando que esse tratamento é individualizado, portanto diferente para cada um.

Os medicamentos comumente utilizados para o alívio de dor são divididos em analgésicos simples, opióides fracos e opióides fortes. Comumente são associadas outras classes de medicamento para auxiliar no controle de dor.

É importante que os medicamentos para dor sejam tomados como foi orientado pelo seu médico para que tenha sua ação esperada e controle adequado do sintoma.

O controle adequado da dor altera positivamente a qualidade de vida dos nossos pacientes, fazendo com que possam viver de uma forma mais ativa e feliz.

 

Dra. Madalena Sampaio, médica de família com especialização em Cuidados Paliativos, médica do corpo clínico do Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina e professora da disciplina de Cuidados Paliativos na PUC (campus Londrina).

Galeria de imagens: