Informativo
O câncer de pâncreas

Sempre que uma pessoa famosa é diagnosticada com câncer, o tema em torno do assunto se eleva. Dias atrás, o jornalista Marcelo Resende revelou que está com câncer no pâncreas e logo este tema entrou em evidência. Afinal, quais são os sintomas e prognósticos do câncer de pâncreas?
De difícil diagnóstico precoce, este câncer não está entre os mais comuns. Dentre todos, ele corresponde a 2% dos casos, mas é agressivo (principalmente por seu diagnóstico tardio). Cerca de 4% das mortes por câncer são em decorrência do câncer de pâncreas.
Sintomas como perda de apetite e de peso repentina, fraqueza, diarreia, icterícia (pele e olhos amarelados), urina mais escura (puxando para o marrom), dor abdominal ou dor lombar são alguns dos sinais indicativos da doença e que merecem atenção.
Em geral, os tumores de pâncreas mais comuns são do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a 90% dos casos diagnosticados. A maioria deles afeta o lado direito do órgão (a cabeça).
O tratamento pode ser cirúrgico (nos casos em que é possível remover a área afetada), tendo ainda como opções a radioterapia e a quimioterapia. O oncologista responsável pelo caso tomará as condutas corretas conforme cada caso e prognóstico.
Consulte sempre um médico caso tenha sintomas que não cessam. Um sintoma é sempre um sinal de alerta e não deve ser ignorado.