Informativo

Autoexame ajudou Marinete a descobrir câncer precocemente

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Autoexame ajudou Marinete a descobrir câncer precocemente

Um hábito extremamente positivo foi um diferencial na vida de Marinete de Lourdes Barbosa: o autoexame das mamas. “Faço todo mês, conheço minha mama e por isso percebi quando algo diferente estava nela. A gente sempre procura para não achar nada, mas o dia que acha, sabe que é diferente. Era muito pequenino, só encontrei porque conhecia a minha mama”, recorda. Era o início do diagnóstico do câncer de mama.

Aos 38 anos, ela está fazendo o tratamento e é enfática ao orientar outras mulheres: “Façam o autoexame”. No caso de Marinete, os exames diagnósticos revelaram a presença de três tumores pequenos, mas com muita raiz. “Por isso não deu para fazer a cirurgia ainda, estou fazendo quimioterapia para reduzir. Hoje é minha segunda sessão e ele já reduziu, estou super feliz”, conta.

A confiança é um grande trunfo que ela usa a favor nesse momento de tratamento. “O jeito que o médico dá o diagnóstico é um diferencial. Ele deu o diagnóstico e a solução. Identifiquei a doença no início graças ao autoexame”, reforça.

De início, ela conta ter tomado um susto ao saber que estava com câncer de mama. “Foi um susto, coloquei na minha cabeça que tinha ouvido algo ruim mas que não ia ficar nessa. Depois do diagnóstico vi que tenho muita fé, apoio da minha família, amigos e que há muitas pessoas orando por mim. Estou muito confiante, eu não sou doente, eu estou doente e isso vai passar”, declara.

Marinete conta que a mãe dela faleceu de câncer de mama, mas que isso não a deixou temerosa ao receber o diagnóstico. Além do atendimento médico, ela passou por nutricionista e dentista especializados em oncologia para orientações. “Isso me ajudou muito, vejo que estou passando por isso muito melhor do que minha mãe passou, que não teve esse apoio. Melhorando a alimentação, fazendo a escovação correta dos dentes está sendo mais fácil passar pelos efeitos colaterais do tratamento”, pontua.

 Encarando a vida com outros olhos, ela segue firme. “Passamos a valorizar mais a vida e as pessoas, não tenho dúvidas que esse tratamento vai dar certo”, frisa.

Galeria de imagens: