Informativo

Fatores de risco para o câncer

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Fatores de risco para o câncer

O câncer é uma doença multifatorial, mas alguns hábitos são reconhecidamente nocivos e devem ser evitados pois elevam as chances de desenvolver a doença. Antes de tudo, procure levar a vida com alegria, alto-astral e leveza. Estresse não combina com saúde! Somado a isso, preste atenção a essas dicas.

CIGARRO – Não fumar é um grande favor que você faz pela vida! Muitas são as substâncias tóxicas e cancerígenas presentes no cigarro. Elas estão ligadas diretamente ao câncer de pulmão, da cavidade oral, da laringe, faringe e esôfago.

OBESIDADE – Estar acima do peso é fator de risco para várias doenças, incluindo o câncer. Procure controlar a balança com alimentação equilibrada, exercícios físicos com orientação profissional. Aproveitando, quem tem uma boa alimentação também protege o corpo de doenças. Vale a velha diga de investir em verduras, frutas, legumes e cereais integrais.

MEXA-SE – Nosso corpo foi feito para o movimento, permanecer sedentário também prejudica o organismo e o deixa mais propenso a doenças. Opte por ir a pé a lugares não tão distantes, escolha uma atividade física que te dê prazer, faça atividades ao ar livre, passeie de bicicleta. O importante é se mexer!

FAÇA EXAMES PREVENTIVOS – Paras as mulheres com vida sexualmente ativa, é imprescindível fazer o Papanicolau anual, ele detecta precocemente alterações no útero que podem levar ao desenvolvimento do câncer neste órgão. Para quem tem acima de 40 anos, a mamografia também precisa estar no calendário!

AMAMENTE - A amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê protege as mães contra o câncer de mama.

ALCOOL – O consumo regular de bebidas alcoólicas, independente da quantidade, eleva o risco de desenvolver câncer. Se a pessoa é tabagista, esse risco eleva ainda mais! Essa combinação é muito perigosa para a saúde!

BEBIDAS MUITO QUENTES – Pesquisas comprovaram uma elevação no caso de câncer de faringe, esôfago, estômago e na cavidade oral em pessoas que tem por hábito ingerir bebidas muito quentes, como o chimarrão e até mesmo o café.  São consideradas bebidas "muito quentes" aquelas consumidas a temperaturas acima de 65 graus.

EMBUTIDOS – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo elevado de carnes processadas como salsicha, presunto, salame, mortadela, carne seca e carne enlatada eleva o risco de ter câncer, principalmente o câncer colorretal.

Galeria de imagens: