Informativo
Dor no corpo durante o tratamento da quimioterapia

A dor no corpo é um sintoma frequente em pacientes que estão realizando a quimioterapia. Há diferentes causas para isso, como:
• Efeitos diretos da quimioterapia nos músculos e articulações.
• Inflamação causada pelo próprio câncer.
• Alterações no sistema nervoso periférico (neuropatia)
• Fadiga e tensão muscular
Em geral esse sintoma é mais comum nos primeiros dias após a sessão. Nesse período, procure focar no descanso de qualidade, ingerir alimentos que favoreçam o controle da inflamação no organismo, beber bastante água e se movimentar. Ficar parado não vai ajudar a reduzir a dor! Faça caminhadas leves, alongue, mexa o corpo.
Alguns alimentos ricos em anti-inflamatórios e antioxidantes são armas indispensáveis na alimentação porque ajudam a aliviar as dores. Veja os exemplos abaixo e procure adicioná-los à dieta.
Frutas: principalmente as vermelhas e também a graviola. Laranja, abacaxi, limão e acerola, ricos em vitaminas, diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.
Vegetais coloridos (cenoura, abóbora e outros).
Cúrcuma e o gengibre possuem fortes propriedades anti-inflamatórias e podem também ajudar a controlar náuseas.
O gengibre pode ser combinado com hortelã em sucos, chás ou em forma de sorvete
Peixes como salmão, atum e sardinha são fontes de ômega-3 ajudam também a reduzir a inflamação.
O azeite extravirgem é uma excelente fonte de gorduras anti-inflamatórias.
Consulte sempre um nutricionista oncológico para obter um plano alimentar individualizado e também converse com seu oncologista sobre qualquer sintoma que apareça nesse período de quimioterapia. Ele vai poder te orientar de forma individualizada para um melhor resultado.