Informativo

Metástases, o que isso significa?

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Metástases, o que isso significa?

Termo frequente na oncologia, a metástase costuma causar confusão na cabeça dos pacientes. De forma resumida, metástase é quando as células cancerosas migram de um “lugar para o outro” no organismo, ou seja, quando a pessoa tem um câncer original (independente de onde) e são encontrados outros pontos do organismo com lesões neoplásicas. Não se trata de um novo câncer, mas, sim, da mesma doença que atingiu outra região.

Oncologista clínico, Dr. Bruno Pozzi explica que há muitas maneiras do câncer migrar de um lugar para o outro, sendo mais comum que isso aconteça por meio do sangue ou da linfa. “Qualquer câncer pode causar metástases, mas o comportamento varia muito entre as doenças. Algumas patologias podem metastatizar facilmente, como no caso do câncer de pulmão de pequenas células. Outras raramente o fazem, como o carcinoma escamoso ou basocelular da pele. Para dificultar ainda mais, existem variâncias dentro da mesma doença, como os múltiplos tipos de câncer de mama, que vão desde os com alto potencial de metastatização a outros com praticamente nenhum poder de se espalhar”, descreve. É tanta informação que muitas vezes o paciente fica com vários pontos de interrogação na cabeça, por isso a importância de falar sobre metástases e o que isso significa na prática.

Quando há a presença de lesões metastáticas é um sinal de que o câncer está em um estágio mais avançado, mas isso não significa que ele não tenha tratamento. “Existem metástases que são passíveis de serem operadas, e com isso livra-se o paciente por completo da doença tornando-se possível a cura. Muitas vezes, no entanto, isso não é possível, então foca-se no tratamento quimioterápico, especialmente com o intuito de controle da doença, mas sem uma possibilidade clara de cura definitiva”, pontua Dr. Bruno Pozzi.  Ele acrescenta que há exceções. “Algumas lesões metastáticas, como de tumores de testículo ou linfomas, podem desaparecer definitivamente com a quimioterapia. Outra modalidade de tratamento é a radioterapia, usada principalmente para proporcionar um controle local da doença, como por exemplo proteger um osso doente da dor ou mesmo de eventos mais sérios como fraturas espontâneas”, completa.

O tratamento do câncer é sempre individualizado, o objetivo das informações escritas aqui é clarear para o paciente o significado de termos ouvidos por ele no consultório. Em caso de dúvida, o médico que está acompanhado o caso é a melhor pessoa para orientar sobre prognósticos e tratamento indicados. O importante é saber que as metástases precisam ser levadas a sério. 

Galeria de imagens: