Informativo

Imunoterapia, tratamento promissor contra o câncer

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Imunoterapia, tratamento promissor contra o câncer

Muitas são as ferramentas disponíveis para o tratamento do câncer, como a cirurgia para retirada do tumor, uso de diferentes drogas de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Uma nova classe de medicamentos está sendo considerada um grande avanço nesta batalha, trata-se da imunoterapia, eleita a mais promissora em 2016 pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês).

A atuação deste tratamento é diferente dos outros. Ao invés de ter como meta a destruição das células neoplásicas, ele atua nas células de defesa que integram o nosso sistema imunológico, fazendo com que as nossas próprias células de defesa detectem as células com câncer e passem a atacá-las. Em resumo, é o próprio sistema imunológico que age contra os tumores malignos, estimulado pela imunoterapia. Ela é feita com substâncias modificadoras da resposta biológica, o que faz com que o corpo tenha uma reação diferente, potencializada, combatendo a doença de forma efetiva.

Há diversas drogas imunoterápicas, cada qual com um modo de ação e aplicação (intravenosa ou subcutânea). O mais usado atualmente tem atuação nos inibidores de pontos de verificação. Para ficar mais claro, estes pontos de verificação são moléculas que temos no corpo com a função de frear o sistema imune para que ele só ataque na presença de um inimigo, ou seja, só seja ativado em caso de doença (evitando trabalho desnecessário). Ocorre que por vezes as células cancerosas enganam estes pontos, o corpo não entende que existe uma doença e o câncer progride! Com ao imunoterapia bloqueando este sistema, o corpo volta a atuar combatendo o câncer, ela deixa de bloquear as células de defesa e estas passam a atuar de forma direcionada para combater a doença.

Os resultados até agora foram positivos para o tratamento de câncer de cabeça e pescoço, bexiga e pulmão, linfoma de Hodgkin, ovário e melanoma. Para saber se aquele paciente tem indicação do tratamento é preciso passar pela avaliação do oncologista que acompanha o caso.

O uso da imunoterapia contra o câncer está aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar câncer de pulmão, rim e melanoma e estes medicamentos são oferecidos no Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina.

Galeria de imagens: