Informativo
A importância do PET/CT na oncologia

Antes de iniciar o tratamento do câncer, e mesmo durante ele, é comum que o paciente com a doença faça o exame chamado PET/CT. Ele une a tecnologia da tomografia computadorizada com a medicina nuclear para visualizar a área onde está o tumor, podendo mostrar a sua localização com mais exatidão e também as características dele. O resultado orienta a melhor conduta a partir dali, ou seja, auxilia no planejamento do tratamento. Caso haja necessidade de biópsia, o exame pode orientar o melhor local para que isso seja feito. O mesmo acontece para casos cirúrgicos.
O PET/CT é um dos exames mais precisos para a detecção do câncer. Ele pode ajudar a entender a agressividade de uma doença ao acompanhar a atividade metabólica das células. O paciente recebe uma injeção intravenosa de glicose marcada com um composto radioativo e o comportamento das células é avaliado. As células neoplásicas consomem mais glicose que as células sadias. É a partir desta informação que o exame identifica focos de tumor maligno.
Durante o tratamento, o PET/CT tem por função mostrar como o tumor está respondendo a ele. O oncologista solicita o exame para saber como os pacientes estão após um período de quimioterapia ou radioterapia, assim ele consegue verificar a resposta do tumor à medicação ou radiação prescritos e, a partir daí, definir se a conduta deve prosseguir ou se deve ser modificada.
É um procedimento não invasivo que pode ainda identificar a presença de metástases da doença. Pergunte sempre ao seu médico dúvidas que possa ter ao longo do tratamento. Ele está ali para te auxiliar no que for necessário.