Informativo
6 sintomas que podem fazer você se consultar com um oncologista

O câncer é uma doença comum hoje em dia, por isso, existe uma preocupação da população em conhecer os sintomas para saber o momento certo de procurar um oncologista. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o biênio 2018-2019 é de que 600 mil novos casos sejam detectados por ano. Destes, cerca de 170 mil novos casos serão de pele.
A detecção precoce aumenta muito as chances de cura e sobrevida do paciente oncológico, por isso existe essa preocupação em conhecer os sintomas, que muitas vezes são confundidos como alertas para outras doenças.
Dr. Rafael Sato, cirurgião oncológico, elenca seis sintomas que podem indicar câncer. “É importante ressaltar que somente o médico oncologista pode confirmar o diagnóstico”, antecipa o especialista.
Vamos aos sinais:
1 - Perda de peso sem motivo aparente - Se você perdeu muito peso de forma repentina deve ficar atento, pois este é o sinal mais comum da doença. A perda de peso pode estar associada a alterações no sistema imunológico e metabólico, náuseas e vômitos, constipação, dificuldade para engolir, feridas na boca, perda do paladar, depressão entre outras causas.
2 - Mudanças no órgão sexual masculino - É importante que os homens conheçam o seu corpo, se toquem e caso percebam alguma mudança, dor ou inflamação procurem um médico. O câncer de testículo avança muito rápido, por isso os homens não podem negligenciar qualquer alteração no local.
Fique atento se você vai muitas vezes ao banheiro urinar, se tem pouca quantidade de urina ou dificuldade para urinar. Esses fatores podem indicar câncer de próstata que acomete geralmente homens com mais de 50 anos.
3 – Sangramento - Sangramento é um sintoma que não deve ser ignorado. Se perceber sangue nas fezes ou vômito deve procurar um médico com urgência. Muitas mulheres ignoram o sangramento vaginal por confundir com menstruação de alto fluxo, mas cada mulher deve conhecer o seu corpo e perceber a diferença entre menstruação e hemorragia. Sangramentos frequentes fora do período menstrual podem ser uma alteração hormonal, inflamação no colo do útero, estresse ou câncer do endométrio.
4 – Indigestão - Conhecida com dispepsia esse sintoma pode indicar câncer de esôfago ou estômago. Geralmente quando a indigestão aparece o câncer já está em um estágio avançado, por isso é importante procurar o médico com urgência.
5 - Sinais ou lesões na pele - Tenha o hábito de vistoriar a sua pele com frequência para verificar qualquer mudança que possa indicar câncer de pele. Novos sinais e pintas com formatos irregulares e que mudam com o passar do tempo, demonstrando assimetria, alterações de cor ou escurecimento, tamanho crescente e elevação podem indicar a doença. Feridas que não cicatrizam, irritação constante na pele ou pigmentos e manchas que se espalham também podem indicar a presença de células cancerígenas.
6 - Mudanças no hábito intestinal ou urinário - Fique atento se a sua rotina de evacuação das fezes ou da eliminação da urina for alterada, por exemplo, constipação ou diarreia frequentes, ou ainda muitas ou poucas idas ao banheiro para urinar. Se a sua rotina mudar. procure o médico!