Informativo

Sintomas e tratamentos do câncer de pâncreas

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Sintomas e tratamentos do câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é mais comum em adultos acima de 55 anos, de ambos os sexos, e é considerado de alta mortalidade por ser assintomático no início ou porque os sintomas se assemelham aos de outras doenças. Quem explica é o cirurgião oncológico Dr. Rafael Sato.

Ele detalha que o pâncreas é uma glândula do corpo humano que tem duas funções: endócrina (produz hormônios como a insulina, que controla o nível de glicose no sangue) e exócrina (auxilia na digestão, produzindo enzimas para melhor absorção dos alimentos). “Como ele exerce estas duas funções, existem dois tipos da doença: o câncer exócrino e o câncer endócrino”, completa.

Os sintomas do câncer de pâncreas exócrino estão relacionados ao processo de digestão e produção de determinados hormônios. Por isso, a diabetes e problemas digestivos (náusea, vômito e dificuldade de digerir gorduras) são os principais indícios. Outros sinais são coceira na pele, aumento da vesícula biliar, coágulo sanguíneo, dor na região das costas, tontura e perda de peso e apetite.

No caso do câncer do tipo endócrino, os sinais estão relacionados a quadros graves de hipoglicemia por produção excessiva de insulina, produção exacerbada de ácido pelo estômago causando úlceras, erupção avermelhada na pele de caráter inflamatório, problemas na vesícula biliar, dor abdominal e aumento do fígado, síndrome carcinoide com aumento da frequência cardíaca, respiração ofegante e rubor.

“Os possíveis tratamentos da doença são radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada da lesão. A cirurgia é indicada na fase inicial, quando o tumor não ocupou parcela considerável do órgão. O médico analisará as condições de saúde da pessoa e os resultados de outros exames para definir o método mais adequado”, esclarece Dr. Rafael.

Manter hábitos saudáveis ajuda a manter a saúde. “Tabagismo, obesidade, sedentarismo, pancreatite crônica e diabete mellitus são as principais causas externas que podem aumentar o risco de aparecimento da doença. Pratique exercícios físicos regularmente, evite fumar, mantenha alimentação saudável e se abstenha da ingestão de bebidas alcoólicas. É importante sempre consultar o médico, pois os sintomas do câncer de pâncreas podem ser confundidos com os de outras doenças”, finaliza.

Galeria de imagens: