Informativo

Cuidados auxiliam pacientes em tratamento da quimioterapia

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Cuidados auxiliam pacientes em tratamento da quimioterapia

A quimioterapia é uma das opções de tratamento na oncologia clínica, indicada para combater as células tumorais. Há diferentes protocolos de tratamento, com diversos medicamentos utilizados nas sessões. No Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina, os pacientes são orientados antes do início do tratamento pela enfermeira Amanda Reis. “Após o médico prescrever o tratamento, faço a avaliação do paciente. Verifico qual será o medicamento e tempo de tratamento para seguir com as orientações gerais e avaliar o acesso venoso do paciente”, antecipa.

Os cuidados gerais são recorrentes. “Falo dos cuidados básicos, como a importância do uso de protetor solar e evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas, porque a quimioterapia tem uma tendência a escurecer a pele, principalmente se o acesso foi periférico. Outra orientação é a alimentação, falamos do básico e da importância de passar por um nutricionista para avaliação. É importante se alimentar de 3 em 3 horas, ingerir alimentos ricos em ferro, orientamos que ele pode comer de tudo, porém com moderação,  lembrando que os alimentos gordurosos não são proibidos, se for a única coisa que ele quer comer, para nós o mais importante é se alimentar e se hidratar, pelo menos 2 litros de água, chás, água de coco ou suco por dia”, afirma.

A avaliação odontológica é outro aspecto relatado. Amanda diz que precisa ser feita uma avaliação com a dentista antes do início do tratamento para avaliar se tem ou não foco de infecção, dentre outros problemas, que precisam ser tratados antes do início do tratamento oncológico.  “O dentista irá orientar se é possível iniciar o tratamento ou não, e também vai auxiliar e prevenir efeitos colaterais como a mucosite”, relata.

A queda de cabelo é outro ponto abordado, pois é um dos efeitos colaterais mais comuns do procedimento. Como a clínica conta com a touca hipotérmica, recurso que reduz a queda de cabelo durante as sessões, o assunto é relatado para conhecimento e escolha do paciente. “Tem quimioterapias em que a touca pode ser utilizada e tem quimioterapias em que não pode utilizar. Quando ela pode ser usada, eu já oriento sobre o uso e se ele quer usar”, diz.

Cansaço, dor no corpo, náuseas e vômitos podem aparecer e são tratados com medicamentos prescritos pelo médico. “É fundamental seguir a vida normalmente, praticar exercícios, passear, seguir a rotina, apenas evitando certos ambientes devidoà diminuição da imunidade causada pelos medicamentos oncológicos”, conclui Amanda.

Galeria de imagens: