Informativo
Comece o ano com o foco em você

Paz, amor, prosperidade e ... saúde. A cada virada de ano, desejamos votos de um ano de alegria, sucesso e com saúde. Mas o que fazemos para de fato promover a saúde ao longo do ano? Para evitar que doenças apareçam – inclusive o câncer – é fundamental adotar hábitos que de fato promovam a saúde e ajudem o organismo a se defender. Preparado para incluir estas ações em 2018? Vamos lá!
A alimentação pode ser sua aliada ou vilã, tudo vai depender do que você ingere. A boa e velha dica de incluir cor e alimentos mais naturais no prato sempre será valiosa. Inclua sempre frutas, legumes e verduras nas refeições, minimize as frituras, fuja dos enlatados e embutidos, use o açúcar com moderação. Não precisa viver de alface, mas também não se deve ter os alimentos industrializados e gordurosos como parte constante da dieta. Equilibre seu prato que seu corpo também estará em equilíbrio.
Nesta linha, beba com moderação! Diversas pesquisas já apontaram o consumo elevado de álcool como fator de risco para o desenvolvimento do câncer e de outras doenças. A bebida está relacionada principalmente ao aparecimento do câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama. Mais uma vez, não perca o equilíbrio!
Se você quer manter o câncer longe de você, mantenha o cigarro longe de você. As substâncias tóxicas liberadas pelo cigarro são cancerígenas e afetam até os fumantes passivos (aqueles que estão perto de quem fuma e acabam inalando a fumaça também).
Mexa-se! E com regularidade. Praticar atividades físicas ao menos 30 minutos por dia diminui as chances de ter várias doenças, inclusive o câncer. Escolha algo que goste, caminhe, corra, nade, jogue futebol, vôlei, basquete, pedale, faça yoga, pilates, academia, não importa! Faça exercícios.
Esteja em paz com a balança. O excesso de peso também está associado ao surgimento de doenças e outros problemas de saúde. Câncer, infarto, diabetes e hipertensão são alguns deles. Então, controle seu peso que ele vai te ajudar a controlar a sua saúde. E isso desde a infância!
Tenha cautela com o sol. A exposição exagerada aos raios solares eleva as chances de ter câncer de pele. Use filtro solar diariamente e adote chapéu e roupas protetoras quando for se expor ao sol por períodos prolongados.
Faça visitas regulares ao seu médico e também os exames indicados para cada faixa etária e sexo. Há vários exames que podem diagnosticar o câncer precocemente e isso faz muita diferença no prognóstico da doença. Mamografia é um bom exemplo para as mulheres com mais de 40 anos.
Atenção ao ambiente. Alguns tipos de trabalho elevam o risco de câncer pelo fato de exporem o trabalhador a fatores de risco, como substâncias químicas, radiação solar, radiação ionizante (raios X), entre outros. O meio ambiente também pode ser prejudicial. Substâncias químicas presentes no solo e nos alimentos (como fertilizantes e agrotóxicos) e poluição atmosférica (por emissão de gases poluentes pelas fábricas e pelos automóveis) podem aumentar o risco de câncer. Sempre que possível, seja amiga do ambiente e procure minimizar estes efeitos que são nocivos a todos.
Que seu 2018 seja pleno de paz, amor, saúde e prosperidade!