Informativo

Câncer de rim

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Câncer de rim

Existem vários tipos de câncer de rim, sendo o carcinoma de células renais o tipo mais comum, somando cerca de 90% dos casos. É um câncer de menor incidência, em torno de 3% do total de casos, o que não significa que devemos ignorá-lo.

Oncologista clínico, Dr. Bruno Pozzi aponta que, como todo câncer, não há um fator determinante para que a doença se desenvolva. Entretanto, existem fatores de risco conhecidos. “Dentre eles estão a hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, ocupação profissional com exposição a asbesto e cadmio, genética e pacientes com insuficiência renal crônica em uso de hemodiálise”, cita o especialista.

O câncer de rim não apresenta sintoma no estágio inicial, o que dificulta o diagnóstico precoce. Quando há sintomas, eles são dor no abdômen, sangue na urina e presença de massa palpável no abdômen.

O diagnóstico, via de regra, começa com um exame de imagem. “Muitas vezes o paciente sequer suspeita da doença e, ao realizar exames como ultrassom, encontra uma massa presente no rim. Uma tomografia é solicitada para melhor definição da abordagem e conduta a partir do resultado obtido”, detalha Dr. Bruno. A cirurgia está entre os tratamentos indicados e, se já há metástases, outras condutas podem ser indicadas, como terapia-alvo e imunoterapia.

Galeria de imagens: