Informativo
Câncer de pulmão

Um novo câncer de pulmão que se desenvolveu na apresentadora Ana Maria Braga voltou a chamar a atenção para este tipo de câncer, que é relativamente comum. Ele é o segundo mais incidente em homens e mulheres, ficando atrás do câncer de próstata e de mama, respectivamente.
Diferente de outros cânceres, este tem um fator de risco bem significativo: o tabagismo. Seja fumante ativo ou passivo, esta exposição excessiva ao tabaco eleva as chances de desenvolver a doença. Cerca de 85% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
Dr. Bruno Pozzi explica que, em geral, o câncer de pulmão é um carcinoma. “Ele pode ser dividido em dois grandes grupos: o Carcinoma de células não pequenas (como o Adenocarcinoma, carcinoma de Células Escamosas e Carcinoma de Grandes Células) e o Carcinoma de pequenas células. O primeiro corresponde a 80% dos casos e o segundo, a 20%”, completa.
Os sintomas variam conforme o tipo de câncer de pulmão e podem incluir tosse, rouquidão, falta de ar, dor torácica, pneumonias de repetição e perda significativa de peso. “Não é preciso ter todos estes sintomas, eles vão aparecer de forma diferente em cada paciente”, diz.
Para evitar este tipo de câncer e outras doenças importantes, como as cardiovasculares, o hábito de vida é fundamental. “O cigarro é de fato o grande vilão do câncer de pulmão. Este é um câncer agressivo, cuidar da saúde e da prevenção é fundamental”, orienta.
O tratamento varia conforme o diagnóstico e resposta do paciente. “Há dentre as opções a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia e a imunoterapia, eles podem ser indicados de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo de câncer e de seu estadiamento”, conclui.