Informativo

Câncer de intestino: principais sintomas e fatores de risco

http://oncologialondrina.com.br/Imagem de Câncer de intestino: principais sintomas e fatores de risco

O câncer é uma doença que assusta a população de modo geral, principalmente por conta da dificuldade de tratamento existente anos atrás. O câncer de intestino tem atingido muitas pessoas por conta desse preconceito, pela falta de prevenção e pelo pouco conhecimento sobre a doença. O alerta é do cirurgião oncológico Dr. Rafael Sato. “Hoje, há um quadro diferente na medicina, no qual a maioria dos tumores em estágio inicial tem altas chances de tratamento e eliminação”, pontua. Nesta entrevista, ele explica um pouco mais sobre sintomas, fatores de risco e como é possível fazer a prevenção do câncer de intestino.

Quais são os principais sintomas do câncer de intestino?

De modo geral, o paciente deve prestar atenção ao ritmo intestinal, em outras palavras, se está evacuando normalmente e se há presença de sangue nas fezes. Muitas pessoas já possuem hemorroidas e quando veem sangue junto às fezes imediatamente associam a esta doença, esquecendo da possibilidade do câncer intestinal.

Infelizmente, quando os sintomas do câncer de intestino são manifestados, normalmente o tumor já está em um estado um tanto quanto avançado, por isso a importância da prevenção. Dentre os sintomas estão fortes dores abdominais, perda de peso, anemia e uma constante fadiga. Estes sintomas são decorrentes de possíveis obstruções intestinais ocasionadas pelos pólipos, os quais podem romper as paredes intestinais e causar pequenas hemorragias internas.

 

Quais são os fatores de risco para a doença?

Graças à má qualidade na alimentação das pessoas hoje, a idade é um fator de risco, ou seja, a partir de 40 anos é necessário fazer exames preventivos. Os maus hábitos como tabagismo e sedentarismo também contribuem para ocorrência da doença.

Pessoas obesas, ou aquelas que ingerem em grandes quantidades carnes vermelhas, alimentos processados e álcool estão incluídas nos fatores de risco. Para os que possuem histórico familiar, é preciso acompanhamento e exames preventivos antes da idade já recomendada. Isso ajuda a detectar o quanto antes, já que as chances são maiores graças ao fator genético.

Na presença de algum dos sintomas ou histórico familiar, o paciente será encaminhado ao exame de toque e, se necessário, uma colonoscopia. O exame detectará se há a presença do câncer de intestino e em qual estágio está a fim de desenvolver o tratamento preciso. Normalmente são feitas cirurgias, pela própria colonoscopia, e tratamentos com quimioterapia e radioterapia.

 

Quais as chances de sucesso no tratamento?

Se o câncer é detectado em seus estágios iniciais o prognóstico é muito bom. As chances de eliminação do tumor são maiores e o paciente terá melhores chances de sobrevida. Esteja atento ao funcionamento do seu intestino e procure um especialista se estiver com os sintomas citados.

Tenha bons hábitos no seu dia a dia e não esqueça que a prevenção é a melhor forma de garantir o bem-estar do paciente e sua qualidade de vida.

Galeria de imagens: